Você sabia que fazer uma boa gestão trabalhista de sua empresa pode ajudar a reduzir o número de demandas judiciais, bem como minimizar seus custos e riscos decorrentes das relações de trabalho com seus empregados? Antes de mais nada é preciso ficar atento a alguns pontos:
– Conheça quais são as obrigações trabalhistas que sua empresa deve cumprir com o seu empregado. Todas essas obrigatoriedades estão previstas na CLT e podem variar de acordo com a atividade profissional exercida por cada organização. Se puder, contrate uma assessoria jurídica especializada para o assunto.
– Já ouviu falar de passivo trabalhista? Ele ocorre quando o empregador deixa de cumprir uma obrigação cuja cobrança é imediata. Então, é importante que nestes casos sua empresa organize este passivo, analisando ações e valores já liquidados na esfera trabalhista, de forma que possa provisionar despesas que possa ter com ações similares no futuro.
– Tenha controle sobre seus contratos de trabalho e de prestações de serviços, desta forma você evitará futuras reclamações trabalhistas ou mesmo estará preparado financeiramente para enfrenta-las.
– Guarde seus documentos trabalhistas por, pelo menos, dois anos. Em toda contratação, desligamento, mudança de função e até mesmo em um novo contrato de trabalho, formalize todos os processos através de documentos.
– Por fim, fique atento às mudanças de legislações aplicáveis e aproveite eventuais benefícios ou programas oferecidos pelo Governo.
A gestão trabalhista deve ser feita, preferencialmente, por um escritório jurídico especializado na área.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato com a gente.